
Mobilidade Urbana - Vila Mariana

MOBILIDADE URBANA
NO BAIRRO QUE SE ENCONTRA A NOVA SEDE DO COLÉGIO SÃO LUÍS
Bairro: Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo
Região muito arborizada, é mercada pela junção de casas no estilo sobrados localizadas em ruas estreitas e prédios mais moderno. O bairro possui fácil acesso às principais vias, como a Av. 23 de Maio, Rua Vergueiro e Av. Domingos de Morais.
Para quem utiliza o transporte público, a região é atendida pelas Estações de Metrô Vila Mariana e Ana Rosa. Há também o Terminal de Ônibus da Vila Mariana, pelo qual muitos moradores se locomovem.

Estação Vila Mariana:
- È uma das estações da Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo.
- A demanda média desta estação é de 28 mil passageiros ao dia.

Estação Ana Rosa:
A estação da Linha 1–Azul foi inaugurada oficialmente em 17 de fevereiro de 1975, e a da Linha 2–Verde foi inaugurada em 12 de setembro de 1992.
Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência física por meio da utilização de plataforma de elevação inclinada. A estação está integrada com Terminal de Ônibus Urbano e Estacionamento.
A estação tem um número de entradas de 39 mil passageiros por dia, sendo que 33 mil deles vão para a Linha 1–Azul, e, os apenas seis mil restantes, escolhem a Linha 2–Verde.

QUAL A AVENIDA MAIS MOVIMENTADA DA REGIÃO?
AV. 23 DE MAIO
- Horários de pico: Entre 7:00 ás 10:00 e entre as 17:00 ás 20:00
- Nos horários de pico circulam entre 10 e 12mil veículos por hora
- Fora do horário de pico, cai para aproximadamente 9 mil veículos por hora

Av. 23 de maio, 2016

Vista aérea do Parque Ibirapuera, 1954. Embaixo, à direita, pode-se ver a grande área verde formada por chácaras, que seria ocupada pela Av. 23 de Maio

IMPACTOS DO COLÉGIO SÃO LUÍS NA REGIÃO

A Avenida Dante Pazzanese já era consideravelmente movimentada por causa do Hospital Dante Pazzanese. Agora, com o Colégio São Luís, moradores e motoristas relataram grande congestionamento especialmente por volta das 15:00h.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) emitiu o seguinte comunicado sobre as providencias tomadas para diminuição do trânsito em torno do colégio: "Foram solicitadas diversas adequações de sinalização viária. Foram implantadas e revitalizadas toda sinalização horizontal, vertical e semafórica, bem como adequação geométrica envolvendo construção de ilha de apoio, avanço de calçada e construção de travessias elevadas na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 295, entre a escola e o Hospital Dante Pazzanese. Todos os pedidos foram implantados".

Po fim, foi pedido à direção do colégio ajustes internos na logística de embarque e desembarque dos alunos, visando agilizar a movimentação, com isso minimizar o impacto no sistema viário do entorno do colégio. Também foi feita reunião com a direção do hospital. Seus funcionários foram orientados a utilizar uma outra entrada existente na Rua Caravelas, principalmente nos horários de entrada e saída do colégio.
Com a nova sede do colégio, o transito aumentou. Na antiga sede, já havia bastante trânsito pelo fato de estar localizado em um local com muito comércio. Havia ainda grande movimentação de carros na entrada e na saída da escola, mas nesta sede atual, além de ter mais transito, pois é uma rua só e mais estreita, muitos dos alunos que vinham de transporte tiveram que começar a vir de carro, pois não há uma estação de metrô tão próxima como na antiga sede, onde havia também outras tantas opções de transporte coletivo.

sede antiga – Av Paulista
